Da redação
São Paulo – A Arábia Saudita assinou acordos de comércio com mais sete países que fazem parte da Organização Mundial do Comércio (OMC) no final do ano passado. Com isso, o número de acordos bilaterais do país subiu para 24. A medida faz parte dos esforços do governo saudita para integrar o país à OMC, informou a Saudi Arabian General Investment Authority (Sagia), órgão do governo criado em 2000 para regular os investimentos privados no país.
O grupo técnico para a OMC completou uma nova rodada de negociações com outros sete membros da OMC, para abvri acesso a produtos e serviços", afirmou o ministro de Comércio e Indústria da Arábia Saudita, Hashem Yamani, que chefia o grupo. Os sete países são: África do Sul, Hungria, Letônia, Paraguai, Polônia, Quirguistão e Taiwan.
O ministro informou ainda que estão em fase final as negociações com outro grupo de países da OMC. Segundo ele, um novo acordo pode ser assinado ainda neste mês. "Assim que tivermos assinado todos esses acordos, teremos completado as principais exigências para o acesso à OMC", declarou.
EUA e Europa
Um acordo bilateral com os Estados Unidos é a última medida que deve ser tomada pela Arábia Saudita para ingressar na OMC, já que foi fechado um acordo com a União Européia em agosto de 2003.
Num comunicado à imprensa no começo do ano passado, o secretário-adjunto de comércio dos EUA, William Lash, admitiu que a Arábia Saudita estava fazendo "um progresso considerável" no sentido de fechar um acordo bilateral com Washington. Ele reiterou, no entanto, que a Casa Branca ainda estava "analisando alguns aspectos" da situação saudita.
Ao lado da Rússia e da Ucrânia, a Arábia Saudita está entre as maiores economias do mundo que não fazem parte da OMC.