São Paulo – A empresa de tecnologia WeRide anunciou nesta segunda-feira (28) que obteve licença para operar robotáxis na Arábia Saudita. De acordo com a WeRider, com isso, a companhia está autorizada a operar um negócio de veículos autônomos, que rodam sem um motorista, em todo o país.
A empresa informa que a operação piloto tem como local Riad e acontece em parceria com Uber e com a empresa local Ai Driver. O projeto piloto abrange o Aeroporto Internacional Rei Khalid e outros diversos locais importantes em Riad, como as principais rodovias e destinos selecionados no centro da cidade. A WeRider informa que um serviço completo será lançado até o final de 2025 em parceria com a Uber.
A WeRider, que se denomina líder global em tecnologia de direção autônoma, disse que a sua licença é a primeira para direção autônoma na Arábia Saudita e que, com isso, torna-se a única empresa de tecnologia do mundo com licença para direção autônoma em seis países. Além da Arábia Saudita, também estão na lista China, Emirados Árabes Unidos, Singapura, França e Estados Unidos.
O robotáxi da WeRide recebeu formalmente a licença para operar durante uma cerimônia na semana passada, com a presença do ministro dos Transportes e Serviços de Logística e Presidente da Autoridade Geral de Transportes da Arábia Saudita, Saleh bin Nasser Al-Jasser, e da CFO e Chefe Internacional da WeRide, Jennifer Li, além de outros altos funcionários do governo saudita.
Leia mais:
Arábia Saudita recebe mais startups estrangeiras


