São Paulo – As autoridades esportivas sauditas criaram a Liga de Futebol Feminino (WFL, na sigla em inglês), conforme informou nesta semana a Saudi Sports for All Federation, órgão administrado pelo governo.
“A criação da liga reforça a participação das mulheres no esporte da comunidade e gerará maior reconhecimento pelas conquistas do esporte feminino”, afirmou a federação em nota.
A primeira temporada da liga terá como prêmio 500 mil riais (US$ 133 mil) ao time vencedor. Poderão jogar mulheres acima de 17 anos, e as partidas serão disputadas nas cidades de Jeddah, Riad e Dammam, ainda sem data definida.
A federação informou que as equipes técnicas e organizacionais para gerenciar os comitês que trabalham para a liga também serão totalmente femininas.
A novidade marca um novo avanço para as mulheres sauditas, que foram autorizadas a entrar em estádios de futebol e arenas esportivas em janeiro de 2018.
O reino agora busca aumentar a participação das mulheres no esporte. O príncipe herdeiro Mohammed bin Salman introduziu uma série de reformas dentro do projeto Visão 2030, incluindo a permissão de shows, a reabertura de cinemas no país e a possibilidade de mulheres dirigirem.