São Paulo – A importação de alimentos e produtos agrícolas pela Arábia Saudita deverá aumentar 25% este ano em comparação com 2008, de acordo com estimativa da Riyadh Exhibitions Company, responsável pela feira Saudi Agro-Food, que vai ocorrer no início de novembro, em Riad. No ano passado, o país importou o equivalente a 56,35 bilhões de riais (US$ 15 bilhões).
Maior economia do mundo árabe, a Arábia Saudita é também a principal importadora de gêneros agrícolas entre as seis nações que compõem o Conselho de Cooperação do Golfo (GCC). O setor de alimentos e produtos agrícolas responde por 13% das importações do país e é o quarto com maior peso na pauta, segundo a Riyadh Exhibitions.
“A demanda por alimentos na Arábia Saudita está crescendo muito e rápido, já que o país tem uma das mais altas taxas de crescimento populacional do mundo”, disse Khalid Daou, gerente de projetos da Riyadh Exhibitions, de acordo com nota da empresa. “Os consumidores sauditas são altamente exigentes com relação à qualidade, ao valor nutritivo, ao preço e à embalagem, e por isso os importadores estão sempre buscando produtos inovadores, de última geração”, acrescentou.
Segundo ele, o mercado saudita continua evoluindo em termos de diversidade e competitividade. “Estamos assistindo ao surgimento de diversos canais de distribuição de alimentos, franquias, hipermercados e restaurantes, que dependem fortemente de importações”, afirmou Daou.
Feira
Este ano, a 16ª edição da feira de produtos alimentícios, tecnologias de processamento e de embalagem, Saudi Agro-Food, deverá reunir cerca de 350 expositores de mais de 20 países. A mostra será realizada entre 01 e 04 de novembro no Centro Internacional de Exposições da capital do país.
O Brasil estará presente no evento por meio de um pavilhão organizado pela empresa Conceito Brazil, com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e da embaixada brasileira em Riad.
No ano passado, o Brasil exportou o equivalente a US$ 1,43 bilhão em produtos do agronegócio ao mercado saudita, um aumento de 45% sobre 2007, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Mais do que os alimentos, máquinas, equipamentos e insumos para a indústria local, os sauditas têm buscado também oportunidades para investir no setor agrícola no exterior, com o objetivo de abastecer seu mercado interno.
Além do Brasil, a feira vai contar com companhias de países como China, Egito, Alemanha, Holanda, Itália, Índia, Irã e Paquistão.
Mais informações
Conceito Brazil
Tel.: (11) 3527-5000
E-mail: pportugal@conceitobrazil.com.br
Site: www.conceitobrazil.com.br
*Com tradução de Gabriel Pomerancblum

