Kuwait News Agency*
Nova Deli – O ministro do Petróleo e Gás Natural da Índia, Mani Shankar Aiyar, está em visita de quatro dias à Arábia Saudita, iniciada na segunda-feira (28) para negociar contratos de fornecimento petrolífero de longo prazo.
Atualmente a Arábia Saudita é o principal fornecedor de petróleo da Índia, responsável por 26% de suas importações petrolíferas. O país importa atualmente 70% do petróleo que consome.
Esta visita segue conversas mantidas por representantes de ambos os países no início de Janeiro, durante a cúpula dos países exportadores e importadores de petróleo, que ocorreu no Kuwait.
A Arábia Saudita já ofereceu à Índia contratos de longo prazo para fornecimento de petróleo, pois atualmente a Índia fecha contratos de compra de petróleo saudita ano a ano.
A Índia multiplicou suas importações de petróleo da Arábia Saudita por quatro. Entre 1999 e 2000, o país comprou seis milhões de toneladas, volume que saltou para pouco menos de 24 milhões de toneladas em 2003/04.
Aiyar declarou que durante sua visita também será discutida a possibilidade da Arábia Saudita cooperar na exploração e refino petrolífero na Índia. Também está sendo cogitado o estabelecimento de refinarias Indianas na Arábia Saudita.
*Tradução de Mark Ament

