São Paulo – A Arábia Saudita vai doar US$ 5 milhões para ajudar as vítimas das enchentes do estado de Santa Catarina. O embaixador do país árabe em Brasília, Mohamad Amin Ali Kurdi, está em visita oficial ao estado e discutiu o tema ontem (15) com autoridades locais, entre elas o governador do estado, Luiz Henrique da Silveira. O estado registrou 135 mortos entre o final do ano passado e o começo deste em função das enchentes e dos deslizamentos causados pelas fortes chuvas.
De acordo com Kurdi, a doação é uma iniciativa do rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdulaziz Al-Saud. O rei, segundo Kurdi, é uma pessoa preocupada com questões humanitárias globais. A Arábia Saudita costumeiramente faz esse tipo de doação. Países como Indonésia – atingida por um tsunami – já receberam ajuda real do país árabe. “É um gesto humanitário de grande expressividade”, afirmou o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Salim Schahin, que acompanhou o embaixador em parte da viagem.
O valor é bastante representativo diante do montante já arrecadado para socorrer as vítimas da catástrofe. No total foram doados R$ 34 milhões. Parte do dinheiro já foi utilizado para compra de terrenos nos oito municípios mais atingidos. No total, 108 cidades tiveram prejuízos e seis mil famílias perderam suas casas. Elas precisam de ajuda para reconstruir as residências e comprar novos terrenos porque a maioria das áreas ficou inapropriadas.
O embaixador saudita fica em Santa Catarina até hoje (16). Ele viajou acompanhado do secretário-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, e do seu assessor, Wail Hababi. Além do encontro com o governador, o diplomata esteve com o secretário de Justiça e Cidadania, Justiniano Pedroso, o diretor de Defesa Civil, Márcio Luiz Alves. Ele também sobrevoou, de helicóptero, as cidades atingidas, e visitou um abrigo em Blumenau.

