São Paulo – A Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo) irá organizar uma missão para a Arábia Saudita em busca de novos negócios para o setor. O país foi selecionado como um dos focos de ação do convênio que será renovado no próximo dia 26 entre a Abimo e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
A escolha foi feita com base na informação de um consultor da Abimo de que a Arábia Saudita deverá construir mais de 120 novos hospitais. “Vimos uma oportunidade grande para vendermos lá”, diz Hely Maestrello, diretor-executivo da entidade.
Segundo Maestrello, a associação participa de feiras nos países árabes desde 2003. Ele conta que, desde o início, ficou surpreso pela boa aceitação dos produtos brasileiros pelos compradores do Oriente Médio.
Este ano, a Abimo levou 50 empresas para a Arab Health, maior feira do setor de saúde do Oriente Médio, e 18 companhias para a AEEDC, feira do setor odontológico, ambas em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. “Os resultados das feiras sempre foram muito bons. Estas duas feiras têm gerado muitos negócios no Oriente Médio, pois são visitadas por compradores de todos os países da região”, relata o diretor.
Em setembro, a Abimo fará uma prospecção no mercado saudita, que incluirá visitas a distribuidores e hospitais. Em janeiro de 2011, a missão irá levar as empresas brasileiras interessadas em entrar no mercado árabe para a participação em rodadas de negócios. “O saudita gosta de ser visitado. Até que ele pegue confiança, você não consegue vender lá”, revela Maestrello.
Atualmente, o mercado árabe absorve 30% das exportações brasileiras do setor. Maestrello acredita que, dentro de três anos, este número pode chegar a até 40%.