São Paulo – A Arábia Saudita será tema da próxima edição do seminário Mercado Foco, realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) para apresentar oportunidades em destinos com grande potencial de negócios para o exportador do Brasil. O evento será realizado no próximo dia 26, em São Paulo, e terá o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
De acordo com o coordenador da Unidade de Estratégia de Mercado da Apex, Juarez Leal, a Arábia Saudita é um importante parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio e apresenta nichos de negócios que ainda não foram totalmente explorados pelos empresários brasileiros. "O país oferece oportunidades em áreas como alimentos e bebidas, construção civil e ferrovias e queremos mostrar que há oportunidades que ainda não estão sendo aproveitadas", disse. Segundo Leal, o Brasil tem 585 exportadores para a Arábia Saudita.
Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) indicam que o Brasil exportou US$ 3 bilhões em produtos aos sauditas em 2012. A carne de frango foi o principal produto embarcado para o país árabe, que também comprou açúcar, milho, minério de ferro e soja, entre outros itens. As exportações de 2012, contudo, foram menores do que em 2011, quando chegaram a US$ 3,4 bilhões.
Os setores que oferecem as melhores oportunidades de negócios na Arábia Saudita e que serão apresentados durante o seminário são alimentos, bebidas, agronegócio, moda, casa e construção civil. Para apresentar as características do mercado saudita foram convidados palestrantes que têm experiência na região.
Um dos convidados é o engenheiro brasileiro Omar Hamaoui, que abriu sua construtora, a Engeprot, nos Emirados Árabes Unidos em 2004 e depois expandiu os negócios para a Arábia Saudita, Líbia e Catar. Também farão apresentações o coordenador da Unidade de Inteligência Comercial e Competitiva da Apex, Marcos Lélis; o gerente de contas da Chocolates Garoto no Oriente Médio, África e Ásia, Alain Wehbe; o responsável pelo Centro de Negócios da Apex no Oriente Médio, Sidney Alves Costa; e o diretor da Meed Insight, divisão da empresa de mídia e inteligência de mercados MEED, Edward James.
Além deles, Leal e o diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, irão apresentar as características do mercado saudita. "Vou falar sobre o tamanho do mercado, como abordar os clientes, formas de promoção e aspectos culturais a serem observados", afirmou Alaby. Após o seminário, um material digital será colocado à disposição dos participantes no site da Apex.
Segundo Leal, a Apex irá explorar 33 mercados prioritários para o exportador brasileiro até 2014. Seis países já foram temas de seminários: Estados Unidos, China, Angola, Rússia, Colômbia e Emirados. O Kuwait é outro país árabe considerado prioritário pela Apex.
Serviço
Seminário Mercado Foco Arábia Saudita
26 de março, às 9 horas
Hotel Intercontinental – Alameda Santos, 1.123, Jardim Paulista, São Paulo, SP.
Outras informações no site http://mercadofoco.apexbrasil.com.br/
Para participar é preciso fazer a pré-inscrição no site https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dHJJQ1lwaDVId0NFTEs2M2lDQVpaVUE6MA

