São Paulo – A Arábia Saudita lançou uma estratégia industrial nacional que tem como um dos seus objetivos elevar o número de indústrias do país das atuais 10.640 para 36 mil até 2035. Notícia sobre o assunto foi publicada no site da Arab News nesta quarta-feira (19) com base em informações oficiais. O plano foi apresentado pelo príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman.
A estratégia saudita tem como foco 12 subsetores e identifica 800 oportunidades de investimentos no país. Atrair investimentos que contribuam com a diversificação econômica e o crescimento sustentável fazem parte do plano, assim como desenvolver produtos nacionais sauditas e impulsionar a exportação em setores que não o petrolífero, especialmente tecnológicos.
O objetivo do país árabe é triplicar o Produto Interno Bruto (PIB) industrial até 2030, aumentar as exportações para 557 bilhões de riais (US$ 148,3 bilhões), aumentar os investimentos no segmento para 1,3 trilhão (US$ 346 bilhões), fazer crescer a exportação de tecnologia avançada em cerca de seis vezes e criar dezenas de milhares de emprego de alta qualidade.
O príncipe disse que a Arábia Saudita tem capacidade para alcançar uma economia industrial competitiva e saudável, contando com jovens talentosos ambiciosos, localização geográfica distinta, riqueza de recursos naturais e empresas industriais nacionais líderes. O plano prevê capacitação do setor privado e investimento em tecnologia, entre outras ações.