São Paulo – A Arábia Saudita colocará em execução um plano para impulsionar o teatro no país. A Autoridade de Teatro e Artes Cênicas da Arábia Saudita anunciou nesta semana estratégia para criar uma indústria teatral próspera no país visando promover o talento local na área, gerar oportunidades de emprego e opções de entretenimento.
“Nossa missão principal será estimular o desenvolvimento e o crescimento do setor de teatro e artes cênicas, capacitando os talentos sauditas para que construam carreiras de sucesso e criem conteúdos que inspirem o público”, disse o diretor-executivo da Autoridade de Teatro e Artes Cênicas, Sultan Al-Bazai.
A meta de criar uma indústria do teatro avançada atende as metas do Visão 2030, um plano estratégico de crescimento e diversificação econômica do governo saudita, além dos objetivos do Ministério da Cultura da Arábia Saudita, de acordo com notícia publicada no site do jornal saudita Arab News.
No lançamento da iniciativa, o vice-ministro saudita da Cultura, Hamed bin Mohammed Fayez, disse que há muito trabalho pela frente até o estabelecimento de uma grande indústria teatral local que perpetue a cultura, documente a história e expresse as preocupações, as artes e as ambições da Arábia Saudita.
A estratégia deve incentivar todas das formas de artes cênicas, desde teatro, espetáculos de circo, comédia stand-up, performance de rua, óperas, entre outras. Também dará prioridade às atividades desenvolvidas localmente.