São Paulo – A Arábia Saudita divulgou na última semana uma estratégia nacional com o intuito de se tornar um hub global da indústria de jogos eletrônicos até 2030. O plano foi apresentado pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman bin Abdulaziz Al Saud, segundo notícia do site Arab News.
A meta é criar 39 mil empregos no setor até 2030 e fazer com que ele contribua com 50 bilhões de riais (US$ 13 bilhões pela conversão atual) no Produto Interno Bruto (PIB) da Arábia Saudita. O país árabe pretende sediar mais campeonatos na área, participar de mais disputas no exterior e ser um dos três países do mundo com maior número de jogadores profissionais, melhorando a experiência local deles.
A estratégia é parte do Visão 2030 do país árabe, plano que tem como objetivo fazer crescer e diversificar a economia saudita. O incentivo aos games está alinhado com esse propósito e tem entre os seus focos fomentar a criação de oportunidades de emprego para a população em diferentes segmentos e fornecer entretenimento de nível global a residentes e a visitantes do país.
O governo da Arábia Saudita pretende implementar a estratégia por meio de 86 iniciativas, que serão gerenciadas por mais de 20 entidades governamentais e privadas. As iniciativas incluem desenvolvimento de tecnologia e hardware, produção de jogos, e-sports, infraestrutura, regulamentação, educação e aquisição de talentos, entre outros.
No ano passado, os gastos com jogos eletrônicos atingiram 3,7 bilhões de riais (US$ 985 milhões) na Arábia Saudita, segundo informações divulgadas localmente. O país tem cerca de 21 milhões de gamers e sediou recentemente o festival mundial de jogos eletrônicos Gamers8.
Foto de abertura meramente ilustrativa.