São Paulo – A Arábia Saudita lançou a Estratégia Nacional de Transporte e Logística, que fará parte da Visão Saudita 2030. O plano inclui aprimorar os serviços de transporte e logística do país, impulsionando a conexão com a economia global. A intenção é tornar agora o país um polo logístico global.
A notícia foi divulgada pela Saudi Press Agency (SPA), agência de notícias oficial do país. A Arábia Saudita está localizada com vista para o Golfo Pérsico e o Mar Vermelho, tornando-se uma grande ligação entre os três continentes da Ásia, Europa e África e centro de transportes terrestres, aéreos e marítimos.
A estratégia visa aumentar a contribuição do setor serviços de transporte e logística para 10% do PIB, acima de sua taxa atual de 6%. Outras metas são tornar o Reino um dos 35 melhores países no índice de comércio transfronteiriço, estar entre os seis melhores em qualidade de estradas, e transportar mais de 4,5 milhões de toneladas por via aérea anualmente, além de aumentar os destinos internacionais para mais de 250.
O Reino da Arábia Saudita possui 13 portos no Golfo Arábico e no Mar Vermelho, por onde passa 13% do comércio mundial, e esses portos contribuem para o acesso de 70% das importações do Reino da Arábia Saudita e 95% de suas exportações por meio de 291 docas.
O CEO da Autoridade Portuária Saudita (Mawani) Omar Al-Hariri, disse à SPA que a instituição endossou a nova estratégia para apoiar o comércio e o desenvolvimento econômico no Reino, observando que a atratividade e o status dos portos locais fizeram com que o país se tornasse o quinto país mais rápido do mundo em lidar com navios porta-contêineres.
Como resultado do apoio do setor portuário, o volume de movimentação de toneladas de mercadorias durante o primeiro trimestre de 2022 aumentou 7,18%. Já o número de contêineres embarcados aumentou 5,91%, quando comparado com o mesmo período de 2021. Os portos sauditas também registraram alta em vários outros indicadores operacionais, como o aumento de passageiros em 61,7%, e aumento do número de navios em 0,28%.