São Paulo – O governo da Arábia Saudita vai suspender a proibição de entrada de estrangeiros de seis países em seu território, entre eles o Brasil. O ingresso direto de pessoas oriundas do Brasil, Indonésia, Paquistão, Egito, Índia e Vietnã estava suspenso para conter a disseminação da covid-19 na Arábia Saudita. A medida vale a partir da próxima quarta-feira, dia 1º de dezembro, segundo informações do site do jornal saudita Arab News. Na foto acima, área de embarque no Aeroporto Internacional de Guarulhos, no Brasil.
O Ministério do Interior saudita emitiu as diretrizes para a permissão da entrada de cidadãos dos seis países. Eles precisam estar totalmente vacinados e ficar cinco dias em quarentena ao chegar na Arábia Saudita, independente do status da imunização. Antes, precisavam passar 14 dias em trânsito longe de seus países para ingressar.
Em fevereiro deste ano, a Arábia Saudita proibiu a entrada direta de cidadãos de vários países com temor das variantes de coronavírus detectadas na Grã-Bretanha, África do Sul e Brasil, e de que as vacinas lançadas pudessem não ser eficazes contra elas.
O Ministério do Interior disse que os procedimentos e medidas anunciados estão sujeitos à avaliação contínua das autoridades de saúde da Arábia Saudita. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram registrados até 25 de novembro 549.590 casos de covid na Arábia Saudita, com 8.828 óbitos. Foram aplicadas 47,2 milhões de doses de vacinas. O país tem cerca de 35 milhões de habitantes.