Da redação
São Paulo – A Arábia Saudita fez "progressos surpreendentemente rápidos" e poderá ingressar na Organização Mundial do Comércio (OMC) ainda neste ano, afirmou o diretor-geral do organismo, Supachai Panitchpadki. Segundo ele, o país ficou perto de concluir um acordo com a OMC numa das últimas sessões de um grupo de trabalho formado para analisar seu pedido de acesso.
"Ainda estamos trabalhando na elaboração de um proposta inicial, mas os comentários que tenho ouvido dão conta de que não haverá grandes mudanças. Então, estamos próximos do final", declarou Panitchpadki, que participa de uma conferência na cidade de Jidá, principal centro econômico da Arábia Saudita.
Nos últimos meses, o país tem fechado acordos bilaterais e cumprindo as exigências da OMC para ingressar na Organização. Mas ainda encontra resistências de quatro nações: Estados Unidos, Noruega, Suíça e Tailândia. Além disso, outros dez países precisar aprovar a entrada da Arábia Saudita. Para Panitchpadki, porém, essas dificuldades podem ser resolvidas, informou a revista Saudi Economic Survey.
O diretor não explicou quais seriam os principais obstáculos a serem resolvidos com os EUA – país que mais reluta em aprovar o ingresso saudita –, mas disse que um deles é a liberalização do setor financeiro, que é todo controlado pelo estado no país.
As negociações da Arábia Saudita para integrar a OMC duram oito anos, e chegaram a ser interrompidas por um período em razão da oposição de autoridades religiosas.

