São Paulo – Um consórcio formado pela empresa turca TAV Airports e as sauditas Al Rajhi e Saudi Oger assinou com a Agência Geral de Aviação Civil da Arábia Saudita (Gaca, na sigla em inglês) um contrato para ampliação e operação do aeroporto de Medina, cidade sagrada para os muçulmanos. Esta é a primeira concessão aeroportuária do país, segundo nota da TAV.
Segundo o diretor presidente da empresa turca, Sani Şener, “o aeroporto vai facilitar viagens para a cidade durante as peregrinações do Hajj e Umrah”. O executivo acrescentou que o grupo conseguiu “financiamento antes da licitação” e que “um dos nossos maiores objetivos é dar logo início ao investimento no projeto, garantindo término rápido das obras”, de acordo com o comunicado da companhia.
A TAV Airports informou que o investimento será de US$ 1 bilhão a US$ 1,5 bilhão. O consórcio vai construir um terminal de passageiros que está previsto para ficar pronto no primeiro semestre de 2015 e terá direito de operar o aeroporto por 25 anos. As obras devem ter início no primeiro semestre de 2012.
O contrato inclui ampliação da capacidade do aeroporto existente dos atuais 3,3 milhões de passageiros por ano para 8 milhões com a construção de um novo terminal, pátio de manobras e vias de escoamento de passageiros. Antes do final do prazo de concessão, a capacidade deve chegar a 16 milhões de passageiros ao ano.
O consórcio
A TAV Airports Holding administra os aeroportos Atatürk, em Istambul, Esenboga, em Ancara, e outros na Turquia, além de terminais aéreos na Geórgia, Tunísia e Macedônia. Ela também administra free shops, serviços de alimentação, serviços de terra, tecnologia da informação aeroportuária, segurança, entre outras atividades. A empresa e suas subsidiárias fornecem serviços a aproximadamente 420 mil voos que transportam 48 milhões de passageiros por ano.
A Al Rajhi Holding Group é uma empreiteira com forte atuação no Oriente Médio. O grupo opera na área de infraestrutura. A Saudi Oger Limited trabalha com engenharia, construção e gestão de obras. A companhia executa serviços no setor aeroportuário saudita desde 1992.
*Tradução de Mark Ament

