São Paulo – A Arábia Saudita vai promover a Hajj Expo 2023 de 9 a 12 de janeiro do ano que vem, em Jeddah, sob o patrocínio do governador de Meca, o príncipe Khaled Al-Faisal. O Hajj é a peregrinação que leva milhões de muçulmanos todos os anos até a cidade sagrada de Meca e que se constitui como um dos pilares do Islã. Em 2023 a peregrinação ocorre entre o final de junho e início de julho.
A exposição Hajj Expo 2023, que comportará também uma conferência, pretende construir um ecossistema digital para ajudar peregrinos a terem melhores experiências no Hajj. A evento reunirá especialistas internacionais para discutir e planejar avanços técnicos, antecipar necessidades da peregrinação, além de criar oportunidades de parcerias, acordos e iniciativas em nível local e global.
O ministro saudita do Hajj e da Umrah, Tawfiq Al-Rabiah, disse que 400 acordos devem ser firmados durante a feira, segundo notícia publicada no site do jornal saudita Arab News. Serão mais de 200 palestrantes e participantes no evento, oriundos de 56 países. De acordo com Al-Rabiah, na conferência serão apresentados projetos e iniciativas que a Arábia Saudita oferece aos peregrinos.
A Expo Hajj terá 10 sessões principais, 13 painéis e palestras Hajj e 36 workshops. Também ocorrerão eventos e atividades ligados à promoção de uma cultura de qualidade na prestação de serviços para o Hajj e a Umrah, entre eles a Exposição Islâmica, o Hajj Hackathon e a Área de Startups. A Umrah é também uma peregrinação a Meca, mas que pode ser realizada em qualquer época do ano.
A conferência discutirá uma gama de tópicos importantes para a prestação de serviços no Hajj, como logística, transporte, operações de gerenciamento de multidões, serviços de hospedagem e hospitalidade, serviços de alimentação, gestão de instalações e serviços, segurança e assistência médica, entre outras.