Isaura Daniel
São Paulo – Um grupo de empresários brasileiros, liderado pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil, começa hoje uma missão comercial na Arábia Saudita. Representantes de companhias, bancos, entidades e do governo brasileiro terão até a quinta-feira (24) uma série de encontros com empresários e autoridades sauditas com o objetivo de estabelecer parcerias e aumentar o comércio com o país.
As empresas que participam da delegação são as construtoras Andrade Gutierrez e Odebrecht, a trading Comexport, a fabricante de metais sanitários Docol, a indústria de granitos e mármores Granimex, a petroquímica Braskem, a Avibras, de defesa, e a Petrobras, de petróleo. Também a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, o Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais (Sindirochas) do Espírito Santo, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco do Brasil e o Ministério da Saúde integram o grupo.
Para hoje estão previstos encontros com o ministro do Petróleo e Recursos Minerais, Ali bin Ibrahim al-Naimi, com o governador da agência de investimentos do país, a Sagia, Amr Abdullah Al Dabbagh, e com o secretário-geral do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), Abdul Rahman bin Hamad Al-Attiyah. Para amanhã, além de encontros empresariais, o grupo vai se encontrar com o ministro do Comércio e Indústria saudita, Hashim bin Abdullah bin Hashim Yamani, e com o presidente do Conselho da Câmara de Comércio e Indústria, Abdulrahman bin Ali Al-Jeraisy.
Os setores de petróleo e de construção civil devem ser os mais explorados durante a missão. A Petrobras é uma das empresas que participa da delegação com o objetivo de estreitar relações com a petrolífera saudita Saudi Aramco, a maior do mundo. O presidente da companhia brasileira, Sérgio Gabrielli, chegou ao país árabe já no final de semana. Instituições financeiras como BNDES e Banco do Brasil, também participam da delegação para estabelecer parcerias com bancos locais.
Logo após a missão, diplomatas do Itamaraty vão se reunir, nos dias 26 e 27 em Riad, com representantes do GCC para dar continuidade às discussões do acordo de livre comércio entre o bloco e o Mercosul, cujo acordo-quadro foi assinado em maio durante a Cúpula dos Países Árabes e Sul-Americanos, em Brasília.
No final de semana, parte do grupo que integra a missão esteve nos Emirados Árabes Unidos, onde participou de encontros com empresários locais e visitou a Big 5 Show, feira do setor de construção civil que ocorreu em Dubai entre os dias 16 e 20 de novembro.
As empresas, entidades e bancos da missão que enviaram representantes aos Emirados foram Odebrecht, Comexport, Granimex, Banco do Brasil, Docol, Braskem, Sindirochas e BNDES, de acordo com informações do Itamaraty.

