Silwan Abbassi*
Brasília – A inflação na Arábia Saudita atingiu seu nível mais alto em uma década. Estatísticas revelam que a taxa anual de inflação chegou a 4,89% em setembro de 2007. As informações foram publicadas pelo jornal árabe Asharq Alawsat.
A alta foi causada pelo aumento nos preços dos aluguéis e produtos alimentícios. Em agosto, a taxa anual de inflação era de 4,4%. Setembro foi o quinto mês consecutivo de aumento da inflação na Arábia Saudita.
O aumento de preços em setembro era esperado. No Ramadã, mês sagrado dos muçulmanos, geralmente aumenta a demanda e, conseqüentemente, os preços no varejo. O custo dos produtos alimentícios também cresceu no mundo todo.
A inflação vem crescendo em toda a região do Golfo, com governos investindo as receitas petrolíferas em projetos locais. A maioria das moedas da região está atrelada ao dólar. Assim, os bancos centrais árabes costumam acompanhar as decisões da política monetária dos Estados Unidos, o que dificulta tentativas de contenção do aumento de preços.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

