São Paulo – A Arábia Saudita pretende reforçar a sua segurança alimentar com o desenvolvimento de novos projetos agrícolas em Al-Baha, região que fica no Sudoeste do país em região montanhosa. Os planos incluem a criação de pomares, viveiros de plantas frutíferas e a implantação de áreas produtivas de café e de flores, de acordo com informações publicadas na agência de notícias Arab News.
Um dos projetos é para o desenvolvimento de uma cidade cafeeira com cultivo de mais de 150 mil árvores e capacidade de produção acima de 15 mil toneladas. O Ministério do Meio Ambiente, Água e Agricultura da Arábia Saudita aguarda propostas de interessados em participar dessa iniciativa até o dia 15 de setembro.
Outro projeto é o Al-Ennab Village, que será desenvolvido perto da Barragem Al-Janabeen, com foco no cultivo de palmeiras e de árvores frutíferas. O prazo para licitação é 24 de setembro. Há ainda o projeto de criação de um campo de lavanda, com previsão de plantio de 2.500 mudas anualmente, com prazo de envio de propostas de interessados em 2 de setembro.
Ouça no podcast:
#Podcast 145: Notícias do café na Arábia Saudita
Também está prevista a implantação de um viveiro de plantas frutíferas em Qilwah, que visa cultivar 100 mil mudas anualmente para vários tipos de frutas. O prazo para manifestação de interessados em desenvolver esse projeto é 3 de setembro. O ministério anunciou ainda lançamento de uma aliança com vários parceiros para unir partes interessadas em soluções tecnológicas para a agricultura nacional.
Autossuficiência alimentar
Apesar de ter 90% do território em região de deserto, o país árabe visa aumentar a produção local de alimentos e reduzir a dependência de importações no segmento. A autossuficiência alimentar é uma meta no plano saudita Visão 2030, de diversificação econômica, e o país já a logrou em tâmaras, produtos lácteos frescos e ovos de mesa, segundo a Autoridade Geral de Estatísticas.