São Paulo – A Arábia Saudita terá uma usina de dessalinização de água movida a energia solar e eólica com parte das iniciativas do país para preservar o meio ambiente e limitar as emissões de carbono. Na foto acima, a costa saudita.
A empresa The Red Sea Development Company (TRSDC) anunciou a iniciativa em colaboração com a Source Global, PBC, especializada em água potável renovável. Será a maior usina do tipo no mundo e a primeira do país.
As informações sobre o assunto são do chefe do escritório administrativo da The Red Sea Development Company, Ahmed Ghazi Darwish, e foram publicadas no site do jornal saudita Arab News.
Leia mais: Sauditas lança maior projeto de florestamento do mundo
A usina deverá ter a capacidade de produzir dois milhões de garrafas de água por ano. Nos primeiros anos de operação serão produzidas, porém, 300 mil garrafas. Como parte do modelo de negócio sustentável serão utilizadas garrafas reutilizáveis.
O desempenho dos painéis solares será monitorado por aplicativo inteligente que mostrará o volume de água produzido, o impacto ambiental e dará sinais de alertas de manutenção.