São Paulo – O Ministério da Cultura e Informação da Arábia Saudita pretende organizar uma semana cultural do país árabe em São Paulo na primeira semana de junho. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (19) por Abdulaziz Almulhem, vice-ministro para Relações Culturais Internacionais da pasta, na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, na capital paulista.
Almulhem estava acompanhado por seu assessor Acamain Khalid, pelo encarregado de negócios da embaixada saudita em Brasília, Ibrahim Aleisa, e pelo relações públicas da representação diplomática do país, Wail Hababi. Eles foram recebidos por Michel Alaby, diretor-geral da Câmara Árabe, e Ramez Goussous, assessor do conselho da entidade para relações institucionais e internacionais.
“Há muitos estereótipos entre os dois países. Os sauditas olham para o Brasil e acham que há muitos jogadores de futebol e os brasileiros acham que há muitos beduínos na Arábia Saudita. Queremos mostrar nosso folclore e nossas tradições e gerar interesse pela cultura saudita”, explicou Almulhem.
De acordo com o vice-ministro, a semana cultural terá cerca de 20 atrações, incluindo danças, seminários, palestras de literatura e história, exposições de artes, desfiles de moda, exibição de joias, culinária, artesanato e caligrafia. Todas as atrações terão entrada gratuita ao público. “Estamos promovendo a cultura em um sentido amplo de nos apresentar aos outros”, afirmou o vice-ministro.
Almulhem está no Brasil desde o início desta semana visitando lugares que podem receber as atrações. Ele e sua delegação passaram por locais como o Parque Villa Lobos, o Museu de Arte de São Paulo (Masp), o Parque do Ibirapuera, o Instituto Tomie Ohtake e o Teatro da Universidade Católica de São Paulo (Tuca). Na agenda da delegação saudita houve também visitas à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e à Universidade de São Paulo (USP).
Segundo o vice-ministro, existe a possibilidade de que outros eventos culturais possam ocorrer no Brasil. “Outras atividades vão depender dos resultados deste evento. Queremos ter diferentes atividades com escopo mais amplo”, afirmou. De acordo com Almulhem, o ministério está considerando também realizar a semanas culturais em outras cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e Brasília.
A realização do evento de junho está sendo feita em parceria com o Ministério das Relações Exteriores da Arábia Saudita, por meio da embaixada, e tem apoio da Câmara Árabe.


