Silwan Abbassi*
Brasília – Um consórcio formado pela companhia árabe de fornecimento de água e energia elétrica ACWA Power Projects, pela Gulf Investment Corporation (GIC) e pela Suez International venceu licitações para diversos contratos e acordos com a companhia de água e energia elétrica Marafiq, na cidade industrial de Jubail.
Uma das licitações prevê a construção da Usina Independente de Água e Energia Elétrica (IWPP), na cidade industrial de Jubail. A usina será uma das maiores do mundo em sua categoria e vai gerar eletricidade e dessalinizar água. O custo total do projeto deverá ser de aproximadamente US$ 3,4 bilhões. Parte do projeto será financiado com capital investido pelo consórcio. O restante será bancado por um grupo de bancos locais e internacionais, liderado pelo banco BNP Paribas, o grupo financeiro Samba e o Gulf International Bank.
A IWPP terá capacidade para gerar 2.750 megawatts de eletricidade e dessalinizar 800 mil metros cúbicos de água por dia. O consórcio escolheu as companhias General Electric (GE), SIDEM e Hyundai Heavy Industries (HHI) para realizarem o design e a construção da usina. As três companhias são líderes mundiais no setor de construção de usinas e dessalinização de água.
O projeto deverá atender grande parte da demanda crescente por eletricidade e água na cidade industrial de Jubail a partir de abril de 2010. A primeira fase do projeto de construção da usina será concluída no verão de 2009 e a usina vai atingir capacidade total em março de 2010.
De acordo com o diretor executivo da Gulf Investment Corporation, com o projeto, a Arábia Saudita mostrou sua capacidade de mobilizar os setores privado e público para investir em projetos de energia de grande porte. As informações são do jornal árabe Asharq-Alawsat.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum