Da redação*
São Paulo – A Arábia Saudita teve inflação de 8,7% em fevereiro. A taxa é a mais alta registrada no país nos últimos 27 anos. A informação foi divulgada em nota à imprensa hoje (24) pelo Departamento Central de Estatística do país e reproduzida pelo site de notícias financeiras Zawya.
A inflação em janeiro ficou em 7%, que já foi a taxa mais alta em mais de 20 anos. A taxa no mês de fevereiro foi quase 25% superior à de janeiro.
Os aluguéis na Arábia Saudita aumentaram 18% no segundo mês do ano; e o custo de alimentos e bebidas cresceu 13% no mesmo período. Ainda assim, economistas afirmam que o fato da moeda saudita, o rial, estar atrelada ao dólar dos Estados Unidos é responsável por 35% da inflação total.
A inflação deverá crescer ainda mais durante todo o ano com o aumento dos gastos públicos e o enfraquecimento do dólar. "A inflação vai subir", disse John Sfakiankis, economista do Saudi British Bank. "O governo continua investindo pesado em construção para impulsionar o crescimento econômico e as baixas taxas de juros contribuem para agravar o quadro", afirmou.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

