Da redação*
Abu Dhabi – A petrolífera saudita Saudi Aramco pretende ampliar a capacidade de produção da refinaria Ras Tanura dos atuais 550 mil barris por dia para 950 mil barris por dia até 2012, segundo informa o jornal Gulf News, de Dubai. O propósito da empresa é que a produção seja vendida no mercado saudita, principalmente nas províncias do leste e centrais. O valor a ser investido no projeto não foi informado.
Para suprir a crescente demanda por derivados de petróleo no país, a empresa está construindo também duas modernas refinarias nas cidades industriais de Yanbu e Jubail em pareceria com a norte-americana ConocoPhillips e a francesa Total, conforme noticiado pela ANBA em 2006.
"Quando estiver completo, este projeto vai ampliar significativamente a capacidade de refino da empresa e ajudará a suprir as crescentes demandas domésticas", declarou Mohammad Y. Al-Qahtani, presidente da Aramco Services Co. (ASC), subsidiária da Saudi Aramco especializada no setor de serviços. A empresa tem sede em Houston, Texas, nos Estados Unidos.
A ASC vai fornecer apoio logístico e material para a expansão da refinaria. A empresa vai trabalhar em parceria com a Worley Parsons para desenvolver um plano para aumentar a capacidade de refino de Ras Tanura. A Worley Parsons oferece serviços na área de refino, incluindo construção, reforma e expansão de refinarias. A empresa já trabalhou em projetos nas Américas, Europa e Ásia-Pacífico.
Há hoje na Arábia Saudita forte demanda por todos os tipos de derivados de petróleo, especialmente gasolina e óleos combustíveis. Para suprir esta demanda, a Saudi Aramco decidiu ampliar Ras Tanura, focando no suprimento de gasolina, diesel e óleos combustíveis.
*Tradução de Mark Ament

