Da redação*
São Paulo – A Arábia Saudita começou a emitir vistos convencionais de turismo para estrangeiros, segundo informações da Comissão Suprema de Turismo do país (SCT), órgão ligado ao governo federal local. Até então o país dava apenas vistos para turismo religioso, viagens de negócios e visita a familiares. Eles serão emitidos apenas por operadores turísticos licenciados pelos sauditas.
De acordo com informações da SCT, o sistema de vistos para turistas foi preparado com o apoio dos ministérios do Interior, Assuntos Estrangeiros e do Hajj, que cuida da peregrinação religiosa muçulmana anual. "Essa é uma medida para atrair turistas para a Arábia Saudita. Permitirá que turistas estrangeiros visitem o país em qualquer época do ano", disse o secretário-geral da SCT, o príncipe Sultan bin Salman bin Abdulaziz.
O anúncio foi feito na última semana na abertura da Arabian Travel Market, feira do setor de turismo dos países árabes, que ocorreu no World Trade Center de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, segundo o diário de notícias saudita Arab News. A Arábia Saudita teve um pavilhão no local.
A Arábia Saudita começou a certificar nesse mês as operadoras de turismo que vão emitir os vistos. Até agora 18 companhias foram aprovadas. Essa medida será um marco para o país, que atualmente oferece opções limitadas para visitantes não envolvidos em negócios ou peregrinações religiosas. Os detalhes da nova lei de turismo serão revelados em outubro.
Segundo a SCT, as permissões especiais para os guias turísticos que levarão esses turistas ao país serão emitidas a partir de junho. O programa de licenciamento para os guias elaborado pelo governo da Arábia Saudita terá três categorias: guia geral em nível nacional, guia geral regional ou guia para uma atração específica.
Sultan bin Salman também disse que o governo vai criar três faculdades de turismo no país. Atualmente, apenas a Universidade Rei Saud, em Riad, oferece cursos voltados para o setor. Segundo ele, cinco grandes projetos turísticos serão lançados ainda esse ano, cujos valores e detalhes serão divulgados em dois meses.
O secretário-geral da SCT também revelou que o governo saudita encomendou uma pesquisa para identificar as necessidades do setor hoteleiro. O estudo visa também classificar os hotéis e outras acomodações de acordo com os padrões internacionais, mudando a classificação atual para o padrão de estrelas usado mundialmente. A SCT espera assim organizar e montar um sistema para facilitar a atividade turística no país. As recomendações do estudo serão implementadas ao longo do ano que vem.
*Tradução de Silvia Lindsey

