São Paulo – A Saudi Aramco, petrolífera estatal da Arábia Saudita, vai aumentar seus esforços para explorar e desenvolver mais poços de gás. O objetivo, de acordo com o ministro do Petróleo e Recursos Minerais, Ali Al-Naimi, é suprir as necessidades de geração de energia elétrica do país. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (07) pelo jornal Arab News.
“O rei Abdullah [Al Saud] deu instruções para se realizarem mais operações de perfuração de poços de gás, para se usar gás, em vez de petróleo, para geração de eletricidade, já que o petróleo pode ser exportado ou guardado para as futuras gerações”, declarou Naimi, segundo a publicação.
O ministro afirmou que a Saudi Aramco está realizando operações de perfuração em dois novos poços na cidade de Tabuk, próxima à costa do Mar Vermelho. “Pela primeira vez em seus 80 anos de história, a Aramco começou a usar um avançado navio de perfuração, desenvolvido para realizar operações em águas profundas para encontrar petróleo e gás no Mar Vermelho”, destacou.
Após inspecionar as instalações de Tabuk, Naimi disse à imprensa que os resultados de uma pesquisa geológica e de trabalhos de perfuração mostraram que há muito gás e petróleo naquela área. “A região tem reservas substanciais de petróleo e gás em quantidades comerciais.”
“Embora haja muito petróleo e gás em diferentes partes do país, eu gostaria de dizer que a descoberta e o desenvolvimento destes poços vão levar muito tempo”, acrescentou o ministro. Khaled Al-Falih, CEO da Saudi Aramco, disse que a empresa irá trabalhar em sete campos em uma primeira fase, sendo que alguns deles estão em águas profundas no Mar Vermelho.
Em 2011, a média de produção de gás da Saudi Aramco foi de 280 milhões de metros cúbicos por dia, enquanto suas reservas de gás chegaram a 8,478 trilhões de metros cúbicos.

