Paris – A Exposição Universal de 2030, a Expo 2030, será realizada em Riad, a capital saudita, que venceu por ampla margem suas rivais, Busan, na Coreia do Sul, e Roma, na Itália, que também era candidatas a receber o evento. A candidatura de Riad recebeu 119 votos, contra 29 para Busan e 17 para Roma, em uma assembleia do Bureau Internacional de Exposições (BIE) realizada em Paris, na França. Na foto acima, o secretário-geral do BIE, Dimitri Kerkentzes, e o chanceler saudita, Faisal bin Farhan Al Saud, durante anúncio à imprensa.
O resultado é de primordial importância para o país árabe, cuja candidatura foi liderada pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, conhecido como MBS, que busca dar visibilidade à Arábia Saudita por meio da organização de grandes eventos. O ano desta Exposição Universal tem um valor particular para MBS, que impulsiona um ambicioso programa “Visão 2030” para diversificar a economia saudita e torná-la menos dependente do petróleo.
Previsto para outubro de 2030 a março de 2031, o evento será estruturado em torno do tema “A era da mudança: Juntos por um amanhã com visão de futuro”, segundo os defensores da campanha saudita.
Esses megaeventos, vistos como “uma máquina para impulsionar o crescimento e reforçar a influência”, contribuem para modelar uma “imagem política” internacional, afirma o sociólogo Patrick Le Galès, diretor de pesquisa da universidade francesa Sciences Po. A Arábia Saudita também deve receber a Copa do Mundo da Fifa de 2034.
É proibida a reprodução deste conteúdo