São Paulo- Existe marketing melhor para um fabricante de molho de pimenta do que o fato de produzir na Bahia, estado famoso, entre outros atributos, por oferecer as versões mais ardidas e cobiçadas do tempero? Pois esse é o trunfo da Sabor&Cor para ganhar espaço dentro e fora do país. Fundada em 2008, a empresa tem sua unidade de produção em Barreiras, a 890 quilômetros da capital, Salvador. Com uma capacidade de produção de 150 mil frascos de molhos e conservas por mês, a meta é começar a exportar já no primeiro semestre de 2011.
De acordo com o empresário Pedro Tassi, um dos proprietários da Sabor&Cor, a empresa fabrica atualmente quatro tipos de molhos e cinco tipos de conservas. Fazem parte do menu itens como o Molho Tipo Quente Extra Picante, Conserva de Pimenta Malagueta e Conserva de Pimenta Biquinho, entre outros. “O último lançamento é o Corante Natural de Urucum, que substitui o colorau e é feito sem adição química, usando apenas óleo de soja”, explica Pedro. “Mas o carro-chefe das vendas é mesmo o Molho Sabor&Cor, Tipo Quente”, diz.
O empresário garante que as pimentas produzidas no Vale do Rio São Francisco, onde está Barreiras, têm “excelente produtividade e ardência bem superior a de outras regiões produtoras”. “A referência geográfica do ‘fabricado na Bahia’ é um trunfo importante para nós”, afirma Pedro.
Entre as metas para 2011, a empresa pretende fornecer polpas de pimenta para o mercado interno e externo. “Embora já tenhamos recebido várias ofertas para exportar, queríamos primeiro estruturar a parte agrícola e a fabricação”, diz Pedro. “O processo de exportação é recente, com o interesse forte de empresas européias e norte- americanas. Nossas primeiras vendas para o exterior devem acontecer no primeiro semestre de 2011”, afirma.
E os árabes? “Sabemos que os países árabes são tradicionais parceiros comerciais do Brasil. Queremos dedicar uma atenção especial a eles em 2011”, explica Pedro. “Para tanto, buscamos parceiros importadores e distribuidores nesses mercados.”
Outra novidade para o ano que vem é uma possível associação a uma empresa européia. “Os investimentos para 2011 estão planejados com aporte de capital acionário por parte dessa companhia da Europa. As negociações nesse sentido estão bastante avançadas”, conta Pedro.
Atualmente, os principais mercados da Sabor&Cor no país são os estados da Bahia e São Paulo, com ações em desenvolvimento para ampliar as vendas no Paraná, Goiás, Distrito Federal e Rio de Janeiro.
De certa forma, a empresa começou a ser criada em 1976, quando o pai de Pedro, Arduíno, plantou um hectare de pimentas por curiosidade. Foi quando um vizinho de origem francesa presenteou a família com uma receita de molho de pimenta envelhecido. A produção artesanal não demorou a começar, com vendas em feiras livres e bares. E hoje se prepara para ganhar o Brasil e o mundo sob a marca Sabor&Cor. Com o marketing imbatível do tempero baiano, claro.
Contato
Site: http://saborecor.com.br/empresa.html