Algérie Presse Service*
Adis Abeba – A Argélia vai sediar, em março deste ano, uma reunião de cúpula da Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (Nepad). A reunião será preparatória para a Cúpula do G8 (grupo formado pelos sete países mais industrializados do mundo mais a Rússia). A reunião em Argel também servirá para analisar o progresso da NEPAD e escolher um novo presidente e conselho administrativo para a instituição, atualmente dirigida pelos presidentes da África do Sul, Thabo Mbeki, da Argélia, Abdelaziz Bouteflika, e da Nigéria, Olusegun Obasanjo.
A NEPAD é uma instituição que surgiu quando a Organização da Unidade Africana (OUA) formalizou um pedido para que os chefes de estado de cinco países (Argélia, Egito, Nigéria, Senegal e África do Sul) desenvolvessem uma proposta de integração sócio-econômica para a África. O documento criado pelos cinco presidentes foi adotado pela OUA em 2001, segundo o site da instituição.
Os principais focos da NEPAD são a erradicação da pobreza na África, o desenvolvimento sustentável dos países africanos, o término da marginalização do continente na globalização e maior integração das mulheres na sociedade.
*Tradução de Mark Ament

