Alexandre Rocha
alexandre.rocha@anba.com.br
São Paulo – A Argélia vai abrir para exploração privada a temporada comercial de pesca deste ano. De acordo com comunicado da embaixada do país em Brasília, empresas e pessoas físicas argelinas e de outros países vão poder participar da pesca de peixes marítimos de grande migração. O prazo para cadastramentos dos interessados junto ao Ministério da Pesca e dos Recursos Haliêuticos vai até 31 de janeiro.
De acordo com o conselheiro da embaixada, Mohamed Mellah, a iniciativa faz parte de uma estratégia do governo argelino de desenvolver atividades ainda pouco exploradas, mas de grande potencial, como a pesca e o turismo. Hoje, segundo ele, 99% das receitas internacionais do país vêm das vendas da indústria de petróleo e gás.
Mellah acrescenta que a Argélia tem 1,2 mil quilômetros de costa no Mediterrâneo e uma grande variedade de pescados em suas águas territoriais, como atum, sardinhas, pescada, rouge, camarões e lulas. No entanto, ao contrário de países vizinhos que têm na pesca uma importante fonte de renda, como o Marrocos, o setor na Argélia tem uma participação pequena na economia.
“O governo está fazendo licitações para estes setores deficitários, ou que não são muito desenvolvidos no país, para incentivar a entrada de empresários estrangeiros”, disse o diplomata. Um dos objetivos é também gerar empregos ao longo da cadeia produtiva ligada ao ramo.
“A economia da Argélia é baseada no petróleo e todo o resto acaba tendo uma participação pequena”, disse o conselheiro da embaixada do Brasil em Argel, Fernando Igreja, acrescentado que, apesar do barril do petróleo estar na casa dos US$ 100, o governo tem feito esforços para diversificar a economia.
“E neste processo a pesca deve entrar, uma vez que o país tem uma costa importante e muito rica em pescados”, destacou Igreja. Atualmente, segundo ele, a produção argelina não é suficiente para abastecer o mercado local e o país importa de outros fornecedores mediterrâneos, como Espanha e Itália.
A Argélia tem tentado também atrair investimentos privados para seus portos pesqueiros. Hoje existem 29 terminais do gênero no país que são administrados por 10 empresas.
Para se habilitar a participar da temporada de pesca, os interessados devem enviar cópias de documentos como um pedido por escrito do armador do navio, características dos equipamentos que pretende utilizar, lista com os membros da tripulação, entre outros.
Mais informações
Ministério da Pesca e dos Recursos Haliêuticos da Argélia
Tel: +213 43-3939
Fax +213 43-3938
Site: www.mpeche.gov.dz
Embaixada da Argélia em Brasília
Tel: (61) 3248-1949
Fax: (61) 3248-4691

