São Paulo – O governo da Argélia anunciou a abertura do mercado nacional de distribuição dos derivados de petróleo para as empresas internacionais sem qualquer discriminação, pondo fim ao monopólio da empresa local Naftal, pertencente à petrolífera estatal Sonatrach. A informação foi publicada ontem (10) no site da TV Aljazeera na internet.
O ministro das Comunicações, Abdul Rachid Bukerzaza, declarou que o decreto executivo que põem fim ao monopólio condiciona a todos os concorrentes manter os atuais preços dos produtos, salientando que o órgão regulador do setor garante o compromisso de todos os concorrentes em manter os mesmos preços de varejo em todas as regiões do país.
A francesa Total e a britânica BP demonstraram interesse em participar de concorrência para a exploração da atividade, mas pediram mais garantias sobre a distribuição de combustíveis e a reavaliação da questão dos preços de venda, visando uma maior margem de lucro.
O governo da Argélia pretende atrair mais investimentos para modernizar o setor de distribuição e venda de energia no varejo, devido ao aumento da demanda. Por sua vez, as empresas estrangeiras querem construir parcerias com empresas locais, principalmente com Sonatrach e com a estatal de energia elétrica Sonalgas.
*Tradução de Saleh Haidar

