Algérie Presse Service
Cairo (Egito) – As reuniões da 74ª sessão do Conselho Econômico e Social Árabe, organismo ligado à Liga dos Estados Árabes, foram iniciadas ontem (8) no Cairo, capital do Egito, sob a presidência do Ministro de Assuntos Econômicos da Mauritânia, Sidi Ould Didi, na presença de 14 ministros de economia e finanças de países árabes.
De acordo com fontes próximas à delegação da Argélia, o ministro argelino do Comércio, Noureddine Boukrouh, anunciou a adesão da Argélia a uma zona de livre comércio árabe ampliada.
Em seu discurso de abertura o secretário-geral da Liga Árabe, Amr Moussa, enfatizou a necessidade do conselho implementar as recomendações de reformas feitas na última reunião de cúpula da liga, realizada em maio em Túnis, capital da Tunísia, para que ele possa exercer um papel de liderança no processo de desenvolvimento do mundo árabe.
O Ministro de Assuntos Econômicos da Mauritânia, que presidiu a sessão, destacou a importância de erradicar os obstáculos que ainda existem para a formação de uma zona ampliada de livre comércio dos países árabes.
As reuniões da 74ª sessão do Conselho Econômico e Social Árabe foram focadas na criação da zona de livre comércio, na liberação do setor de serviços entre os países árabes e na reativação da convenção árabe de investimentos de capital.
As reuniões serão encerradas com a adoção de uma série de recomendações para a reformulação do conselho e para o apoio à Palestina em seu processo de reconstrução.