São Paulo – A Argélia começou a produzir nesta semana kits para testes de coronavírus. De acordo com informações publicadas na agência de notícias oficial do país, a Algérie Presse Service (APS), inicialmente serão produzidas 200 mil unidades por semana.
Quem vai produzir os kits é a empresa Vital Care, que tem capital totalmente argelino. A unidade produtora fica na zona industrial de Baba Ali, a oeste de Argel, a capital. De acordo com a notícia da APS, o resultado do teste sai em 15 minutos após a aplicação. As informações foram divulgadas pelo ministro responsável pela indústria farmacêutica no país, Lofti Benbahmed.
Um estudo com os kits de triagem foi realizado no Centro Hospitalar Universitário Beni Messous, em Argel. Segundo a APS, com isso, a Argélia se torna o segundo país da África a produzir os testes, após a África do Sul, e o primeiro da região do Maghreb.
O país árabe registrou já 5.891 casos de coronavírus e 507 morto, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A produção de testes deve ajudar o país a ter autonomia para a realização de testes, segundo a APS.