Algérie Presse Service*
Argel – A Argélia e a Argentina vão cooperar nas áreas espacial e de medicina nuclear, segundo informa a ministra de Pesquisas Científicas do país árabe, Souad Bendjaballah. De acordo com a ministra, os dois países vão criar um comitê bilateral científico para "identificar e treinar equipes de pesquisa de alto nível nas áreas de biotecnologia, medicina nuclear, combate à desertificação e produção de leite". As declarações foram feitas durante a 4ª Reunião do Comitê Bilateral Argentino-Argelino, ocorrida no início desta semana. Participou também o Secretário de Estado para Relações Econômicas e Internas da Argentina, Alfredo Chiardia.
Para a ministra argelina, os dois países estão atualmente "consolidando o que a Argentina e a Argélia fazem de bom em parcerias há décadas, sem ignorar qualquer área de possível cooperação". Para a ministra, as economias de ambos se complementam estruturalmente. Durante a reunião, foram assinados também memorandos de entendimento entre o Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica (INRA) da Argélia e o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) da Argentina.
Segundo a embaixadora da Argentina em Argel, Bibiana Jones, o país sul-americano está na 17ª posição entre os maiores fornecedores argelinos. Segundo a ministra, as exportações argentinas para o país árabe foram US$ 764 milhões em 2007, enquanto os argelinos venderam ao país sul-americano US$ 95 milhões. Para a embaixadora, o comércio os dois países deve aumentar com "reforços na cooperação comercial".
*Tradução de Mark Ament

