Algérie Presse Service*
Madri – As empresas espanholas Endesa e Iberdrola pretendem participar de uma licitação na Argélia para a instalação de uma usina elétrica e um cabo submarino ligando a Argélia à Espanha, segundo informou o diário espanhol Cinco Dias neste sábado (24).
De acordo com o jornal, o projeto, que inclui a construção de uma usina elétrica com capacidade de produção de 2 mil megawatts e uma rede de transmissão submarina, capaz de transportar toda a energia gerada à Espanha, está estimada em mais de 2 bilhões de euros.
A Endesa é uma multinacional que opera nos setores energético, de gás natural e de energias renováveis (entre elas, energia eólica, de biomassa e hídrica), além de em telefonia e transmissão elétrica. A empresa é sediada na Espanha e tem subsidiárias na Itália, França, Portugal, Marrocos, Chile, Argentina, Colômbia, Peru e Brasil.
A Iberdrola, segundo informações no site da própria empresa, é a maior geradora de energia eólica do mundo. Ela opera em países europeus como Alemanha, Bélgica, França, Polônia, Portugal, Reino Unido, Rússia e Suíça mas também está presente nas Américas, produzindo na Bolívia, Brasil, Chile, Guatemala e México. A organização também tem operações no Catar, país árabe da região do Golfo.
*Com informações da redação da ANBA. Tradução de Mark Ament

