Algérie Presse Service*
Argel – A Argélia e Tunísia estão finalizando e devem assinar no primeiro semestre de 2008 um acordo de comercio preferencial, segundo informou o ministro argelino do Maghreb e Assuntos Africanos, Abdelkader Messahel, neste domingo (13), durante um encontro entre representantes de ambos os países. "Estamos finalizando o acordo que facilitará as trocas entre as duas nações", declarou Messahel à imprensa.
Peritos de ambos os países "estão analisando a regulamentação de origem" de produtos a serem incluídos no acordo, declarou Messahel, acrescentando que a "lista de produtos sujeitos ao acordo está sendo finalizada".
Messahel anunciou também a assinatura de um acordo permitindo a venda de gás e petróleo argelino na Tunísia. Para o secretário de Estado para o Maghreb e Assuntos Árabes e Africanos, Abderraouf El Basti, da Tunísia, este acordo ampliará a troca comercial entre os dois países pois "muitos produtos terão impostos zerados".
"Com o acordo, a troca comercial entre a Argélia e a Tunísia vai dar um grande salto. O comércio já está crescendo fortemente, tendo aumentado 47% em 2007 na comparação com 2006, alcançando US$ 700 milhões", declarou. El Basti declarou que está muito satisfeito com o recente crescimento dos investimentos bilaterais, explicando que há hoje 80 empresas tunisianas operando na Argélia. "Estamos no caminho certo e há uma dinâmica promissora para as relações futuras", declarou o secretário tunisiano.
*Tradução de Mark Ament

