Algérie Presse Service
Tlemcen (Argélia) – A primeira escola de mineração da Argélia foi inaugurada na semana passada pelo ministro argelino das Minas e Energia, Chakib Khelil. As instalações ficam próximas à antiga mina de ferro de El Abed, em Tlemcen.
A escola vai fornecer treinamento em mineração para cerca de 40 alunos. Foram investidos US$ 356 mil na construção do estabelecimento, parcialmente financiado por empresas argelinas, como a Sonatrach (estatal do Petróleo), e parte financiado por operadores internacionais.
A nova escola, que deve fornecer treinamento em novos nichos como tratamento de mármore, sal e argila, entrará em operação no início de outubro.
Chakib Khelil declarou que "a ex-mina produzia chumbo e zinco desde 1950, mas foi esgotada, foi por isso que decidimos criar a escola, para manter os empregos e treinar técnicos e agentes."
"Esta nova empreitada terá um orçamento anual,” explicou, acrescentando que “a escola certamente contribuirá para a geração de empregos e treinamento de técnicos para explorar os vários minérios ainda disponíveis nas montanhas de El Abed.”
A mina de El Abed, estabelecida em 1952, produziu mais de 12 milhões de toneladas de zinco até ser desativada em 2002.

