São Paulo – A Argélia conquistou na quinta-feira (26), pela primeira vez na história, uma vaga nas oitavas-de-final da Copa do Mundo do Brasil. Mas isso não é suficiente. O atacante do time que fez o gol contra a Rússia e colocou a seleção árabe na segunda fase do torneio, Islam Slimani, afirmou ao site da Federação Internacional de Futebol (FIFA) que sonha agora em derrotar a próxima adversária: a Alemanha, uma das favoritas a levar a taça para casa.
“Viemos ao Brasil com objetivo de passar de fase. Agora que conseguimos, podemos ficar orgulhosos, mas não nos conformarmos apenas com isso. A gente sempre quer mais, e esperamos poder seguir com este sonho. Não quero que ninguém me acorde dele”, afirmou Slimani.
Esta é a quarta vez que a Argélia disputa uma Copa do Mundo. Ela já esteve nas edições de 1982, realizada na Espanha, de 1986, sediada no México, e de 2010, na África do Sul. Na Copa de 1982, a Argélia até venceu a Alemanha Ocidental por 2 a 1. “Sabemos como foi a vitória contra a Alemanha em 1982, com nomes como Madjer, Assad e Belloumi (jogadores daquele time). Queremos seguir seus passos, pois se alguma vez já foi possível fazê-lo, então por que não sonhar com que se repita?”, disse o atacante Slimani.
A classificação da Argélia veio no segundo tempo do jogo contra a Rússia, realizado na Arena da Baixada, em Curitiba, no Paraná. O time árabe havia perdido por 2 a 1 para a Bélgica na estreia na Copa, venceu a Coreia do Sul por 4 a 2 e não podia perder para a Rússia na última partida da primeira fase. Após sofrer um gol no começo do jogo, o time do técnico Vahid Halilhodzic empatou em uma falha do goleiro russo aos 14 minutos do segundo tempo.
“Recebemos o apoio de todos nos países árabes, o que foi maravilhoso. As pessoas aqui no Brasil também apreciaram a nossa sinceridade e entusiasmo, e estou orgulhoso disso. Mas, acima de tudo, estou orgulhoso da maneira como a equipe jogou. Agora todo mundo vai falar de 1982, quando a Argélia venceu a Alemanha, mas 32 anos é muito tempo atrás”, afirmou Halilhodzic ao fim da partida ainda segundo a FIFA.
A Alemanha, com quem a Argélia disputará uma vaga nas quartas-de-final na segunda-feira (30), em Porto Alegre, se classificou em primeiro lugar no grupo G, após derrotar Portugal por 4 a 0, empatar em 2 a 2 com Gana e vencer os Estados Unidos por 1 a 0.
Classificação brilhante
O feito argelino recebeu homenagens até do presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika. Segundo a agência de notícias APS, ele disse que a conquista do time árabe foi uma “brilhante classificação”.
Em uma reportagem divulgada nesta sexta-feira, a agência de notícias estatal afirma que ainda na quinta-feira (26) Bouteflika enviou mensagens de felicitações aos jogadores e comissão técnica. “Seu sucesso não é coincidência nem um presente. Ele é resultado de seu bom desempenho, sua perseverança e sua preparação adequada”, afirmou o presidente.
Bouteflika também observou que não apenas os argelinos, mas também torcedores de países africanos e muçulmanos torcem pela seleção do país do Norte da África. “Quero expressar meus sinceros parabéns. Que Deus todo poderoso esteja com vocês para que obtenham sucesso em sua próxima etapa”, desejou. Após o fim do jogo, torcedores foram às ruas de Argel, a capital argelina, e de cidades francesas que concentram imigrantes do país árabe.


