São Paulo – As empresas brasileiras fabricantes de remédios e equipamentos hospitalares interessadas em entrar no mercado argelino agora tem a oportunidade de participar da 14ª edição do Salão Internacional de Medicamentos e de Equipamentos Médicos (Simem), que acontece entre os dias 20 e 23 de abril, em Argel.
Será a primeira participação do país na feira e a preparação do estande está sendo realizada pela embaixada do Brasil na Argélia. Segundo o embaixador brasileiro em Argel, Henrique da Silveira Sardinha, a entrada do Brasil no evento foi uma resposta a pedidos tanto do governo quanto do setor privado do país árabe.
“Eles conhecem nossa boa experiência com medicamentos genéricos, eles sabem da boa qualidade do remédio brasileiro, de sua respeitabilidade, e querem contar com estes produtos”, afirmou em entrevista à ANBA. Ele acrescentou ainda que há interesse para que os fabricantes brasileiros de equipamentos médicos participem de concorrências públicas para terem seus aparelhos em hospitais em clínicas argelinas.
“Eles [os argelinos] nos vêem como fornecedores de bens de qualidade assegurada e com preços competitivos em relação aos seus fornecedores tradicionais, os europeus”, explica o embaixador. Sardinha destacou ainda que a Argélia é um mercado de 35 milhões de habitantes que importa praticamente tudo o que consome em relação a medicamentos e equipamentos médicos. Para ele, após a etapa de conhecimento do mercado com participações em feiras, as empresas brasileiras podem até considerar a possibilidade da realização de joint-ventures para a fabricação local de remédios na Argélia.
Para participar do evento, as empresas devem entrar em contato com o setor de Promoção Comercial da embaixada do Brasil em Argel. A encarregada do setor é Malika Azouaou. O telefone é o +213 2192 4437 e o e-mail malika.azouaou@btn.gov.br.

