São Paulo – A embaixada da Argélia em Brasília irá participar da terceira edição da Feafro, feira que irá promover as exportações e a cultura dos países da África. O evento ocorre de 29 a 31 deste mês na capital paulista.
“Vamos apresentar as grandes empresas exportadoras da Argélia, como a Cevital, que exporta para 28 países, a Benamor, e empresas que exportam azeite de oliva”, contou Chafik Kellala, primeiro-secretário da embaixada argelina.
O Grupo Cevital atua em diversos ramos, como agroindústria, serviços automotivos, produção de vidros, mineração, logística e fertilizantes. Já o Grupo Benamor, de alimentos, vende produtos como semolina e cuscuz. No estande da Argélia, os visitantes poderão encontrar os catálogos de produtos destas empresas, assim como seus contatos para importação.
Segundo Kellala, a participação da Argélia neste evento é importante porque seu país “quer fortalecer as relações econômicas e comerciais” com o Brasil. “Queremos também diversificar a pauta de importação e exportação”, afirmou o diplomata.
Além da apresentação das companhias argelinas, o estande do país árabe também terá exibição de vestidos, artesanato e fotos da Argélia com o objetivo de promover o turismo de brasileiros por lá.
“Na Argélia, há muitos monumentos cristãos e muçulmanos. Santo Agostinho nasceu na Argélia e podem-se visitar os lugares onde ele nasceu e morreu. Também há as igrejas de Nossa Senhora da África e Nossa Senhora da Salvação”, destacou Kellala.
Depois do turismo religioso, o diplomata destacou como atrações antigas ruínas e o deserto do Saara. “A Argélia tem a maior concentração de ruínas romanas do Norte da África, especialmente na cidade de Djemila. Temos também o deserto do Saara, onde se podem fazer passeios de camelo”, contou. Ele afirma ainda que a Argélia tem "estabilidade política, sem problemas de segurança”.
O evento terá ainda rodadas de negócios, fóruns e desfiles. Entre os expositores estarão empresas de calçados, alimentos, bebidas, roupas, café e outros. Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Mali, Tanzânia e Zimbábue também terão estandes próprios na feira. O Marrocos ainda está avaliando se irá participar do evento em parceria com associações culturais marroquinas de São Paulo.
A Feafro tem o patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Governo do Estado de São Paulo, da União Econômica e Monetária do Oeste da África, do Ministério das Relações Exteriores e das Embaixadas Africanas no Brasil.
Serviço:
Feafro
Dias 29 e 30 de outubro, das 13h às 20h
Dia 31 de outubro, das 11h às 19h
Local: Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme – São Paulo
O valor para visitantes de negócios é de R$ 60 e a entrada é válida para os três dias do evento.
O público em geral pode visitar a feira no último dia, quando ocorrem desfiles e apresentações musicais, pelo preço de R$ 25.
Para ter mais informações e fazer a inscrição para participar do evento deve-se acessar o site www.feafrobrasil.com.br.


