Algérie Presse Service*
Argel – O negociador-chefe para a entrada da Argélia na Organização Mundial do Comércio (OMC), Cherif Zaaf, está "otimista" sobre o ingresso do país na organização ainda em 2007, mas não especificou uma data, explicando que está decisão é tomada pela OMC e não pelo país.
"Estamos prestes a entrar na fase final do processo de ascensão à OMC. Ainda restam algumas arestas a serem resolvidas com a organização, mas logo iniciaremos a 10ª sessão de trabalhos", declarou Zaaf à Algérie Presse Service (APS) durante um seminário internacional sobre diplomacia comercial e ascensão à OMC.
Com relação aos assuntos que ainda barram a entrada do país árabe na organização, Zaaf mencionou "algumas questões sobre padrões, questões sanitárias, licenças de importação e restrições à importação".
Falando sobre o mesmo assunto, a chefe do Departamento de Negociações e Diplomacia Comercial da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), Mina Mashayekhi, declarou que o fato de ser grande exportador de petróleo e gás natural não ajudará a Argélia a entrar na OMC, pois o país precisa abrir o setor para competição antes de ingressar na organização.
*Tradução de Mark Ament

