Algérie Presse Service*
Rabat – A Argélia reiterou nesta semana, em Rabat, no Marrocos, seu interesse na integração da União do Magreb Árabe (UMA) durante a 6ª reunião dos ministros das Relações Exteriores dos países do Oeste do Mediterrâneo, segundo informou o ministro argelino para o Magreb e as Relações Africanas, Abdelkader Messahel. A UMA reúne Argélia, Líbia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia e há um plano é criar um bloco econômico entre os países.
“Esta é uma meta que sempre moveu a Argélia em seus esforços para dar nova vida ao Magreb”, declarou Messahel. O ministro acrescentou que a Argélia “fez a proposta de criação da união do Magreb com esta meta em mente”. Segundo o ministro, importantes projetos estão sendo desenvolvidos neste sentido, incluindo a construção da rodovia e da ferrovia que cortam os países de Leste a Oeste, rente à costa do Mar Mediterrâneo.
Messahel disse também que a área de livre comércio “euro-mediterrânea tem como o objetivo a prosperidade compartilhada, que não pode ser verdadeira a não ser que realmente implementemos o livre trânsito de pessoas”.
“Sem tal abordagem e sem respeito aos imigrantes legais e aos direitos humanos de suas famílias, será impossível alcançar as metas da parceria euro-mediterrânea no prazo”, acrescentou o ministro argelino.
Messahel também mencionou uma proposta feita em Lisboa para que seja executada uma conferência ministerial euro-mediterrânea sobre desenvolvimento, reafirmando o desejo de uma “verdadeira cooperação econômica”.
A 6ª reunião dos ministros das Relações Exteriores dos países do Oeste do Mediterrâneo terminou com um pedido para que seja ampliado o diálogo entre as nações da região e uma maior parceria entre os países membros. A agenda da reunião também incluiu imigração, segurança, diálogo político e economia.
*Tradução de Mark Ament

