Algérie Presse Service*
Londres – A Argélia pretende ampliar sua capacidade de refino de petróleo para 800 mil barris ao dia no curto prazo, segundo informa o ministro das Minas e Energia do país, Chakib Khelil. Segundo Khelil, a meta será alcançada após a construção de uma nova refinaria com capacidade de 300 mil barris ao dia, permitindo com que o país refine metade de sua produção petrolífera.
Segundo Khelil, os países produtores de petróleo devem ampliar sua capacidade de refino para simplificar a comercialização da commodity, principalmente devido ao fato dos atuais saldos comerciais petrolíferos permitirem investimentos no refino, favorecendo a exploração petrolífera e sua promoção como fonte energética.
Entretanto, o investimento em refino em países em desenvolvimento é muito baixo, devido não apenas ao custo de construção destas refinarias, mas também às rígidas leis ambientais nestes países.
Com relação à próxima reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que ocorrerá na primeira semana de março, Khelil, que é também o presidente do cartel, declarou que ainda é cedo para comentar possíveis decisões a serem tomadas na reunião.
*Tradução de Mark Ament

