São Paulo – O ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca da Argélia, Yacine El-Mahdi Oualid, afirmou nesta terça-feira (20), em Argel, que o país deverá adotar neste ano ações que ampliarão a produtividade no campo, reduzirão perdas e ampliarão o apoio do governo aos produtores de alimentos. Na segunda-feira (19), o presidente da argelino, Abdelmadjud Tebboune, aprovou medidas que deverão promover a mecanização do campo.
De acordo com informações da agência de notícias APS, o governo deverá atuar para ampliar a produtividade da lavoura, especialmente de grãos, com o fornecimento de tratores e colheitadeiras. O objetivo é reduzir a perda na, estimada entre 10% e 20% seja pelo atraso no início do processo de produção da safra, seja pelo uso de equipamentos inadequados. O foco maior das ações está no setor de grãos porque a tem um consumo médio de 218 quilos de grão per capita por ano, enquanto a média global é de 65 quilos.
Segundo o ministro, outras medidas deverão ser adotadas neste e nos próximos anos. Entre elas, a instalação de laboratórios para pesquisar e analisar as melhores formas de aplicação de fertilizantes nitrogenados no solo, a adoção de sementes mais preparadas para atuar em regiões de escassez hídrica e a rotação de culturas de plantio, para evitar o esgotamento do solo. Ele também que a modernização da agricultura está entre as prioridades do país porque esta é a única forma ampliar a segurança alimentar.
Leia mais:
Argélia vai produzir mais insumos farmacêuticos


