Algérie Presse Service*
Argel – O governo da Argélia vai investir US$ 18 bilhões no financiamento de projetos agrícolas nos próximos três anos, segundo o ministro do Desenvolvimento Agrícola do país, Rachid Benaissa. Segundo o ministro, 3.970 projetos de desenvolvimento rural serão beneficiados pelo programa.
De acordo com o ministro, 765 destes projetos já estão em desenvolvimento. Ele acrescentou que desde 2003, 43 províncias do país já se beneficiam da política. Entre os objetivos do Projeto Local para Desenvolvimento Rural Integrado estão a modernização de áreas rurais, implantação de atividades econômicas nestas regiões e proteção e desenvolvimento do patrimônio local.
Com esta estratégia em mente, o ministro pediu ajuda de associações setoriais e comunidades locais para desenvolver a Política Nacional de Renovação Rural, com ações participativas, a popularização de mecanismos para ajudar pessoas físicas a executar projetos locais e o financiamento de projetos.
Segundo o ministro, um total de 3,9 mil associações participam do programa de renovação rural. Benaissa elogiou também as medidas tomadas pelo Ministério do Interior da Argélia para fortalecer as comunidades locais e criar programas comunitários adicionais para o desenvolvimento de áreas rurais. Com estas medidas, segundo informa o ministro, as populações rurais do país poderão aproveitar os mecanismos de desenvolvimento oferecidos a elas.
No caso do repovoamento de áreas rurais, esvaziadas por problemas de segurança nas últimas décadas, o ministro declarou que 90% das comunidades rurais do país estão estáveis novamente, e que muitas pessoas estão voltando para suas residências originais, em áreas rurais, resultado do esforço feito pelo governo.
A Argélia
A Argélia é o segundo maior país da África e tem acesso ao Mar Mediterrâneo, segundo informa a página de internet da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Mais de 80% do território argelino é ocupado pelo deserto do Saara e nesta região há grandes reservas de petróleo e gás. O país é dividido em 48 províncias e seus principais recursos naturais são gás natural, petróleo, zinco, fosfato, ferro e urano.
Com PIB estimado em US$ 130,1 bilhões, a Argélia possui importância estratégica no continente africano devido às elevadas reservas de petróleo e gás e uma crescente industrialização. Cerca de 10% do PIB do país provém de atividades agrícolas. A área também é a que mais emprega pessoas no país: 14% da população economicamente ativa. Os principais produtos agrícolas são trigo, cevada, aveia, uvas, azeitonas, frutas cítricas, ovelhas e gado.
*Tradução de Mark Ament. Com informações da redação da ANBA

