Algérie Presse Service*
Argel – A petrolífera estatal argelina Sonatrach ampliou em 2006 suas atividades no exterior, não apenas nas vendas de gás argelino, mas também na pesquisa e produção de petróleo e gás em campos terrestres e marítimos. Com a ampliação destas atividades, a empresa pretende ter 30% de sua produção em outros países até 2015, com foco principalmente em zonas ricas em petróleo da África.
Seguindo esta nova estratégia, a empresa começa a explorar campos na Nigéria, Mali, Mauritânia, Egito e Líbia. Na semana passada, conforme noticiado pela ANBA, a Sipex, subsidiária da empresa argelina para projetos internacionais, assinou um contrato para exploração de um campo petrolífero no Mali, no qual investirá US$ 11,6 milhões.
Também no Mali, a empresa argelina tem 25% de participação em outros cinco blocos. Os outros parceiros nesta empreitada são a empresa italiana Eni (50%) e a Baraka, do Mali (25%). Trabalhos sísmicos já começaram a ser executados nestes blocos, segundo informa a Sonatrach.
No Níger, a Sonatrach já está perfurando poços no bloco de Kafra e negocia acordos para a exploração de outros blocos. Na Mauritânia, acordos de exploração estão na fase final das negociações. Já na Líbia, a empresa estuda a exploração de um bloco que está em fase de licitação.
A Sonatrach tem quarenta anos de experiência no setor petrolífero, principalmente em campos terrestres, mas também começa a desenvolver atividades de exploração nas águas do Egito.
*Tradução de Mark Ament

