São Paulo – Balneário Camboriú, em Santa Catarina, comemora a classificação da Argélia para a segunda fase da Copa do Mundo. Aproximadamente 2.100 argelinos se hospedaram na cidade do litoral catarinense para acompanhar os jogos do time na Copa do Mundo do Brasil. O secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, afirmou à ANBA que aproximadamente 1.500 turistas deverão continuar hospedados na cidade.
A Argélia se classificou pela primeira vez para as oitavas-de-final do torneio na quinta-feira (26), após empatar em 1 a 1 com a Rússia. Segunda colocada do grupo H, a seleção do país árabe irá enfrentar a Alemanha nesta segunda-feira (30) no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Quem ganhar avança para as quartas-de-final.
“Sabemos que muitos turistas argelinos precisam retornar para suas casas, trabalho e família, mas acreditamos que em torno de 1.500 torcedores continuarão em Balneário Camboriú para acompanhar a segunda fase da Argélia. A presença deles tem sido ótima para a cidade, pois eles estão consumindo acima da média e estão movimentando não apenas o turismo e os restaurantes, mas também o comércio da cidade. Os comerciantes estão muito felizes”, afirmou Schneider.
Ainda de acordo com o secretário, a receita procedente dos gastos dos argelinos está, neste ano, compensando a queda na arrecadação dos gastos dos argentinos, que são os principais turistas na cidade do litoral catarinense. “A Argentina está em crise e as pessoas de lá estão passando por dificuldades financeiras. Os gastos destes argelinos ajudarão a equilibrar as receitas”, afirmou.
Balneário Camboriú já esperava que a presença dos argelinos fosse aumentar o faturamento do comércio e do turismo, pois julho é mês de baixa temporada. A cidade recebe 4,5 milhões de turistas por ano. Desse total, 50% são estrangeiros. Entre os turistas de outros países a maioria é formada por argentinos, chilenos, uruguaios e paraguaios.
Os turistas da Argélia vieram ao Brasil em voo fretado pela empresa Air Algérie em um pacote turístico preparado por uma empresa argelina e um parceiro francês. Schneider estima que eles ocuparam, na primeira fase da Copa, de 15% a 20% dos 19 mil leitos de hotel da cidade. Se ganhar da Alemanha, a Argélia enfrentará o vencedor do confronto entre França e Nigéria na sexta-feira (4), no Maracanã, no Rio de Janeiro.


