Maghreb Arabe Presse*
Rabat – Fabricantes de veículos da Argentina estão negociando com profissionais e sindicatos do setor de transporte público de Casablanca, no Marrocos, o fornecimento de motores a gás para os ônibus e táxis da cidade, segundo informou o embaixador argentino em Rabat, Alberto de Nunez.
Segundo o diplomata, em entrevista à Maghreb Arabe Presse (MAP), os profissionais do setor demonstraram grande interesse na experiência Argentina no uso de gás natural como uma fonte de energia mais econômica e limpa. Nunez acrescentou que se Casablanca optar pelo projeto, que tem apoio do Marrocos e da Argentina, a tecnologia também seria transferida para outras cidades, como Tanger.
De acordo com Nunez, as relações entre ambos os países estão "se desenvolvendo bem". O diplomata explicou que o comércio anual já supera os US$ 350 milhões e que a Argentina exporta principalmente carnes (12 mil toneladas ao ano), frutas, cereais e peças automotivas para o Marrocos.
Sobre as relações entre o Marrocos e o Mercosul, que inclui Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, Nunez lembrou que ambas as partes assinaram em novembro de 2004 um acordo quadro que prevê a criação de uma área de livre comércio, acrescentando que as negociações para a criação da área começarão ao final de 2007 e a previsão é que ela entre em operação em 2010.
Nunes acrescentou que uma delegação oficial argentina está visitando o Marrocos para abrir novas perspectivas para cooperação entre ambos os países, e também que os dois países têm interesses em comum em assuntos regionais, continentais e internacionais.
*Tradução de Mark Ament

