São Paulo – O 3º Seminário Internacional de Arqueologia, que ocorre no próximo domingo (23) na capital paulista, terá como tema a Síria. O arqueólogo Ahmad Serieh fará duas palestras, uma sobre o patrimônio arqueológico do país árabe em tempos de guerra e outra sobre Ebla, sítio arqueológico que fica no Norte da Síria, perto de Alepo. O seminário é promovido pela Associação Brasileira de Arqueologia do Mediterrâneo Oriental (Abamo).
Em entrevista por telefone à ANBA, Serieh mostrou sua preocupação a respeito da riqueza arqueológica síria que vem sendo destruída e roubada enquanto se desenrola a guerra. Ele afirma que Ebla fica em uma região atualmente dominada por um grupo radical. A herança arqueológica deixada em Ebla mostra que o local foi uma cidade monumental, com grandes fortificações, palácios e templos. Segundo Serieh, a cidade é de 2.300 anos antes de Cristo.
“Há muita destruição, mais de mil sítios arqueológicos e entre 60% e 80% dos museus destruídos”, afirmou o arqueólogo, que mora no Brasil, mas é sírio e foi diretor nacional dos Museus na Síria. Serieh relata sua preocupação com a máfia da arqueologia, escavações arqueológicas não legais que está sendo feita no seu país, cujas vendas de peças estão gerando renda para grupos armados como o Estado Islâmico (EI).
O palestrante é formado em História pela Universidade de Damasco e tem mestrado e doutorado em Arqueologia pela Universidade de Varsóvia, na Polônia. Para o Brasil, se mudou há cerca de sete anos para ser diretor do Centro Cultural Árabe Sírio, onde ficou até que o local fosse fechado em função das dificuldades financeiras por causa da guerra. Atualmente Serieh é palestrante e pesquisador em arqueologia e professor de Língua Árabe na Biblioteca e Centro de Pesquisas América do Sul – Países Árabes – África (Bibliaspa), que fica em São Paulo.
Segundo informações divulgadas pela Abamo, a escolha da Síria como tema do seminário tem como objetivo oferecer para os brasileiros a oportunidade de refletir sobre a história e a arqueologia da região e expressar solidariedade ao povo sírio. A Abamo lembra que o país foi lar ou passagem para muitos povos, como arameus, hititas, fenícios, assírios, egípcios, gregos, romanos, turcos e árabes, e abriga algumas das mais antigas cidades do mundo.
O seminário começa às 9h45, com a abertura, e a primeira palestra de Serieh será às 10 horas. A segunda palestra, também do sírio, acontece às 11h, seguida de painel com perguntas e respostas. Depois haverá almoço voltado para associados da Abamo. A entrada para as palestras é gratuita.
Serviço
3º Seminário Internacional de Arqueologia
Dia 23 de outubro (domingo), às 9h45
Auditório IASD Moema
Avenida Chibarás, 185 – Moema – São Paulo – SP
Mais informações: www.abamo.org


