Emirates News Agency*
Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) – As ruínas de uma vila com mais de 7 mil anos foram descobertas na ilha de Marawah, localizada a cerca de 100 quilômetros a oeste de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. O achado foi anunciado pelo arqueólogo sênior da Pesquisa Arqueológica das Ilhas de Abu Dhabi (Adias), Mark Beech.
O sítio possui construções de pedra sofisticadas, em alguns locais com mais de um metro de altura, e bem conservadas. Elas são do período neolítico, última etapa da idade da pedra, marcado pelo desenvolvimento da agricultura e pela domesticação de animais. A datação por radio-carbono indica que povoado foi estabelecido por volta de 5.700 a.C.
Um pote de cerâmica do mesmo período, praticamente inteiro, também foi encontrado na ilha. Esse tipo de utensílio nunca havia sido encontrado nessa região e é característico do sul da Mesopotâmia (atual Iraque), indicando que os habitantes neolíticos de Marawah mantinham relações comerciais com os habitantes da Mesopotâmia.
No ano passado, os arqueólogos que estudam o local anunciaram a descoberta de um esqueleto de 7,5 mil anos, os restos humanos mais antigos já encontrados no que hoje são os Emirados Árabes.
*Tradução de Silvia Lindsey

